A acolhida nos primeiros dias de aula é fundamental para estabelecer o vínculo do aluno com a escola
Depois
de planejar com a equipe gestora, os docentes e os funcionários como
será o ano na sua escola, reserve um período da semana pedagógica para
organizar a recepção dos alunos na primeira semana de aula. Os
professores já terão informações sobre as turmas para as quais darão
aulas e isso certamente ajudará nas relações que se estabelecerão no
início do ano letivo. Com todo o grupo, pense nos detalhes que farão com
que os alunos se sintam acolhidos e formem (ou fortaleçam) os laços
afetivos com a escola – condição importante para que a aprendizagem
aconteça. A seguir, uma pauta para você discutir com a equipe:
1. Organização das salas
Antes
de os alunos chegarem, combine com professores e funcionários a maneira
como a sala de aula deve estar organizada. No primeiro dia, as
formações circulares facilitam a integração e por isso são mais
indicadas do que fileiras (que não favorecem a socialização). Nas salas
da Educação Infantil, aconselha-se a organizar cantos de brincadeiras
para ajudar a entreter as crianças antes que a turma esteja completa e
também já iniciando um processo de socialização e aprendizagem. A
coordenação pedagógica, junto com os professores de cada turma, poderá
decidir quais cantos são mais interessantes para as diversas faixas
etárias.
2. Recepção
Decidam em conjunto o local em que cada um receberá os alunos. A
sugestão é que a equipe gestora fique no portão para cumprimentar não
somente as crianças e os jovens mas também os pais que costumam
acompanhar os filhos à escola. Os professores podem esperar pelos alunos
na porta da sala de aula. Combine com os funcionários de apoio que eles
se posicionem nos corredores e em locais em que possam ajudar a
informar a localização de cada classe ou ainda orientar sobre o caminho
para os banheiros, o bebedouro etc. e outras dúvidas que os estudantes
possam ter.
Reflita com os professores sobre a importância de apresentar os novos
alunos aos demais antes do início dos trabalhos. Peça aos docentes que
estimulem a criança a falar um pouco sobre ele mesmo, seu histórico e
sua relação com os estudos. Depois, todos podem contar o que fizeram
durante as férias. Os professores podem contribuir dando ideias para
organizar esse momento e apresentar maneiras de fazer isso. Exemplos:
cada aluno pode contar sobre algo que aprendeu nas férias, um lugar que
visitou, uma história que leu ou assistiu. Entre os mais velhos, também é
interessante falar dos planos que têm para o ano, o que pode incluir um
curso ou uma atividade extra ou estudar para o vestibular.
4. Tutoria dos veteranos
É comum que os alunos novos demorem um pouco para se enturmar com um
grupo já formado. Para facilitar esse período, adote um sistema de
tutoria em que um colega da turma que já estuda na escola há mais tempo
mostre ao novato todos os departamentos, o acompanhe e oriente em
relação aos procedimentos da escola e tire suas dúvidas. Esse
acompanhamento pode variar de uma semana a um mês. Algumas escolas
marcam o início das aulas para os novatos um ou dois dias depois do
início oficial das aulas. Nesses dias, o professor dá informações sobre o
novo colega que vai chegar (nome, de onde ele vem, o que fazem os pais
etc.) e escolhe o aluno que fará a tutoria. Em instituições em que há
grêmio estudantil, essa recepção pode ser feita por um membro da
entidade.
5. Primeiro contato com cada setor
Reforce também a importância dos funcionários de apoio e
administrativos serem receptivos com todos e especialmente solícitos com
quem ainda não conhece as dependências e rotina da unidade. Estude a
hipótese de a classe do primeiro ano - em que todos devem ser novos -
fazer uma excursão pela escola com paradas em cada setor para que um
responsável da área explique o funcionamento da cantina, da biblioteca,
da secretaria, etc. Algumas escolas marcam o início das aulas em dias
diferentes para cada três ou quatro turmas para que todos os
funcionários deem atenção a chegada de todos.
6. Aulas inaugurais diferenciadas
As primeiras aulas devem apresentar os conteúdos que serão trabalhados
durante um período (bimestre, trimestre ou semestre), de acordo com o
que foi planejado na semana pedagógica. Uma maneira de apresentar os
projetos que serão desenvolvidos é mostrar à turma os trabalhos feitos
sobre o tema em anos anteriores. Ao coordenador pedagógico, cabe
orientar os professores para que façam uma avaliação inicial antes de
introduzir cada conteúdo. As perguntas, quando bem elaboradas, além de
dar uma noção precisa do que cada aluno sabe sobre o tema e de que ponto
os professores podem avançar, servem para despertar a curiosidade e dar
uma prévia do que as crianças aprenderão durante o projeto.
7. Regras bem compreendidas
Decida
com a equipe, também no final da semana pedagógica, quem apresentará o
estatuto da escola - e como - e em que momentos serão feitos os
combinados entre professores e alunos. O próprio diretor pode ter essa
função. Para isso, ele precisará ir de sala em sala, se apresentando,
dando as boas vindas e explicando algumas regras de convivência já em
vigor - que devem ser transmitidas de forma que os alunos entendam
porque elas existem. Uma sugestão é partir dos direitos de cada um para
os deveres de todos. Por exemplo: todo estudante tem direito a material
didático de qualidade, para isso cada um deve cuidar bem dos livros que
usará naquele ano para que eles possam ser reutilizados no próximo. É
importante gastar alguns minutos com o assunto logo nos primeiros dias
de aula, antes que as situações em que caberia o uso de determinadas
regras ocorram. Com as regras gerais conhecidas, cada professor pode
organizar com a uma turma os combinados internos. Para isso é preciso
ouvir os alunos e sistematizar as discussões, chegando a normas internas
para cada grupo.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/boas-vindas-bem-planejadas-516543.shtml
Bacana a iniciativa Jaque, também fiz um blog no intuito de compartilhar estas ideias, vou colocar o link do seu blog no meu e assim poderemos trocar sempre que for necessario e oportuno....Beijão!
ResponderExcluirOi Véu, obrigada querida pelo apoio! Faremos sim, trocas riquíssimas! beijão
Excluir